Serviços na Internet
Serviços na Internet

GilsonPM

Soluções Personalizadas

Glossário

Índice de Artigos

Glossário Resumido de Informática

O que significa cada termo específico mencionado no site.

Inicialmente utilize o que apresentamos abaixo e mais detalhes no Glossário da DGN STUDIOS com informações da História e imagens de alguns itens. 

Procure pelo índice ao lado ou pela ordem alfabética abaixo, faça a sua pergunta ou envie-nos um termo para incluirmos neste glossário. Em todo caso procure também no Wikipedia.

Novos e Atualizações:

Dê a sua sugestão pelo formulário de contato.

  • API - Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos. ( + )
  • Big Data - Conceito onde o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade.
  • Conexão - Ligação do seu computador a um computador remoto.
  • Framework - É uma abstração que une códigos comuns a vários projetos de software, ... ( + )
  • HTML - Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação e Hipertexto. ( + )
  • HTML5 - Mais nova versão do HTML ...  ( + )
    Java - Linguagem de programação voltada para objeto. ...( + )
  • Javascript - É uma linguagem baseada em scripts(rotinas), ...( + )
  • Media Queries - Estabelecem as características de definição para diversos dispositivos. É um conceito importante no design responsivo.( + )
  • PHP - Hypertext PreProcessor é uma linguagem de programação que trabalha no lado do servidor e independente da plataforma.( + )
  • Responsivo - Layout capaz de se adaptar de múltiplas proporções, telas e resoluções. ( + )
    Outros novos abaixo: GPU, Hover, Keepalive, MVCSS

A (Voltar ao Topo) ^

Acceptable Use Policy - Regras de boa conduta para a utilização correta da rede e seus serviços. Pode ser um documento distribuído ao novo utilizador de um determinado sistema.
Acesso – O conjunto de formalidades necessárias para alguém ingressar na web. Pelo lado técnico, é preciso ter um modem e um programa de discagem e pelo lado financeiro, uma conta aberta  num provedor. Antes de ganhar o sinônimo atual  de  entrada,  a  palavra  latina "accessus"  significava manifestação de uma doença e é por isso que muita gente ainda fala em acesso de tosse.
Ada - Linguagem de  programação  avançada  desenvolvida  no  final  dos anos  70, para  uso  do Departamento  de  Defesa  dos  Estados  Unidos.  Desde  1986,  é  utilizada  para  aplicativos  com objetivos militares. O nome da é uma homenagem à inglesa da Byron, condessa de Lovelace.  Ela foi a primeira pessoa a escrever um programa de computador, em 1833.  O pai de da foi o  famoso poeta inglês Lord Byron, pândego, glutão e beberão que legou à humanidade jóias  do  tipo "Comer, beber e amar...  Que importância tem o resto?"  Como é que com um pai exemplar  desses, da  se interessou por computadores é um mistério secular...
Ajuda - Ver Help.
Alias - Em inglês, significa outro nome.  Se o usuário  John  quer  ser  conhecido  como  Margareth, diz-se John alias Margareth.  pronúncia é a mesma usada para falar  o  nome  Elias  se  o  acento caísse no E.  Já em português, aliás tem um sentido diferente: é a retificação  de  uma  informação errada: a República foi proclamada em  15 de setembro, aliás, novembro.  Embora  discrepantes, as versões portuguesa e inglesa estão ambas corretas, já que alium, em latim, significa outra coisa.
Alt – Tecla  auxiliar. Alt é a abreviação de alternate,  mudar.  Sozinha, ela  não  desempenha nenhuma função, só funciona quando apertada simultaneamente com outra tecla.  No Macintosh  a tecla lt tem o nome de Option.
Altair – O primeiro microcomputador a ser vendido para o consumidor. Desenvolvido em 1975  pelo  Massachusetts  Institute  of  Technology  and  Systems, o  ltair  custava  395  dólares  e  tinha  uma  minúscula memória de 256 bytes. Seu chip era da Intel e seu sistema  operacional, no padrão Basic foi de autoria de Bill Gates então com 18 anos de idade  e já proprietário, junto com seu sócio Paul llen, de  uma  microempresa chamada Micro-Soft.
Ampulheta – quele objeto que aparece na tela para nos tranqüilizar quanto  ao fato  de  que, ao contrário do que imaginamos  e  tememos, o  sistema está  em  operação  (no Mac é um reloginho). mpulheta vem  do  latim  ampula,  pequeno tubo do qual se originou também  a  ampola  de  injeção.  É  interessante  que  a computação tenha escolhido a ampulheta  como  um  símbolo, porque  ela  é  um dos mais  antigos  sistemas  para  marcar  o  tempo  de  que  se  tem  notícia, já  conhecida  há  1700 anos.
Analógico – O que não é digital. palavra grega analogos significa comparação.
Anonymous - nônimo. Normalmente utilizado para o login num servidor FTP (Ver FTP), para indicar que se trata de um usuário nao registrado em umserviço. senha (Password) a fornecer deve ser o próprio e-mail.
ANSI - Conjunto de normas para a transmissao de caracteres de controle para um terminal, permitindo: tratamento de cores e outros atributos, movimento do cursor, som, etc. terminais.

API - Interface de Programação de Aplicativos. É o conjunto de códigos usados na criação de programas para um determinado site ou serviço. O livre acesso às API's de um site ou programa (API aberta) permite que programadores desenvolvam novos aplicativos, novas funções para ele. Como exemplo : API'S desenvolvidas para o Facebook.

Apache – O mais conhecido dos servidores da Internet.  É  responsável pela hospedagem de  mais de 50% dos sites existentes no mundo inteiro. O pache é de domínio  público e  foi  desenvolvido em 1995.  O nome pache não tem nada a ver com os índios do Velho Oeste americano, é  apenas um trocadilho.  Quando o servidor foi  desenvolvido, seus  programadores  partiram  de  um  código existente, o  NCS, ao qual  acrescentaram vários remendos – em inglês, patches.  Daí, o  servidor ficou remendado – patchy – e a similaridade fonética o transformou em pache.  Ver Servidor.
API - Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos. Conjunto de padrões de programação que permite a construção de apps.
Aplicativo – Imagine que alguém queira ter um carro, mas para  isso  terá  que  montá-lo  em  sua própria casa.  Lá nos primórdios, a informática  funcionava  assim: cada  programa  era  construído para um cliente específico e desenvolvido por um profissional  especializado em informática.  Já  os aplicativos são a mesma coisa que um carro pronto:  O usuário  vê, gosta, compra, sai pilotando  e não precisa  saber  como  ele foi construído.  São softwares  como o Word, o McWrite, o Excel,  o McPaint, o Explorer, ou o Netscape.
Apple – marca do segundo microcomputador a entrar no mercado, o primeiro foi o ltair, mas  foi  a pple quem transformou o computador num eletrodoméstico. Construído numa garagem pela dupla Steve Jobs e Stephen Wosniak, o primeiro micro da pple fez sua estréia nas  prateleiras  em 1976.  Ver Altair.
Archie - Ferramenta que permite a procura de arquivos e informaçoes em servidores FTP. Indica-se ao archie o nome do arquivo (ou parte dele) que deseja encontrar e ele fornece o nome (endereço) dos servidores onde pode encontrar.
Arpanet - Rede de computadores criada em 69 pelo Departamento de Defesa norte-americano, interligando na altura instituiçoes militares. Em meados dos anos 70 varias grandes universidades americanas aderiram à rede, que deu lugar a atual Internet.
Arquivo- Do grego arkheia, documentos do governo. Ver File.
Arroba – O símbolo gráfico @.  Em inglês  é  a  abreviação  de  at, uma preposição que indica lugar.  Um endereço  como  jim@school quer dizer que Jim pode ser encontrado na  escola.  Mas,  como  a arroba foi parar  na  web?  Em  1972, ao  estabelecer  os  padrões  para o  que  viria  a  ser  o correio  eletrônico, o  engenheiro  Ray Tomlinson procurou no  teclado  de sua  máquina  de  datilografia  um símbolo para separar  o  nome  e  o endereço  de  um  usuário.  E  encontrou  o  @, já  meio  em  desuso, utilizado  apenas  pelos contabilistas.  O símbolo @  existe  desde  os tempos  do  Império  Romano, quando representava a palavra latina ad, da qual  derivou a inglesa at.  No  Brasil, houve  também  a  apropriação  do pouco usado @  para  representar  uma  medida  de  peso, a  arroba, que eqüivale a 15 quilos.  nossa palavra foi importada da  Espanha  e vem de um termo árabe para peso ar-rubá.
Article - Artigo. Um texto existente na Usenet/News.
Artigo - Um texto existente na Usenet/News.
ASCII - Norma para a codificação de caracteres através de números binários, utilizada em diferentes computadores. Define a codificação dos caracteres com códigos de 0 a 127.
Atualização - Colocar ou instalar versões mais atuais de sistemas, plugins, módulos, templates, temas, .... 
Auto-estrada da informação - Um ligação ou conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, de preferencia com meios de comunicação extremamente rápidos. Um nome abusivamente usado por vezes (sobretudo nos meios tradicionais) para designar a(s) rede(s) atualmente existente(s) (e em particular a Internet), pois uma grande parte delas ainda tem muitas interligações bastante lentas, longe do futuro próximo em que tudo se contara' em dezenas de Mbps e Gbps... :-)
AUP - ver acceptable use policy.
Auto-estrada eletrônica - Ver auto-estrada da informaçao.


B (Voltar ao Topo) ^

B2B - Significa business-to-business, em outras palavras, o comércio entre duas empresas através da Internet.

Backbone - Estrutura de nível mais alto em uma rede composta por várias sub-redes.

Banda Larga - Tipo de conexão rápida pela Internet.

Bandwidth - Largura de Banda. Termo que designa a quantidade de informação passível de ser transmitida por unidade de tempo, num determinado meio de comunicação (fio, onda radio, fibra óptica, etc.). Normalmente medida em bits por segundo, kilobits por segundo, megabits por segundo, kilobytes por segundo, megabytes por segundo, etc.

Baixar - O mesmo que download, ou seja, trazer para seu computador um programa , texto ou imagem.

Banner - Publicidade na Internet, ou seja, são os anúncios comerciais ou institucionais.

Baud - Quantidade de informações que são transferidas entre dois computadores interligados.

BBS - Bulletin Board System. Computador (1 ou vários) que permitem que os usuários se liguem a ele através de uma linha telefônica e onde normalmente se trocam mensagens com outros usuários, se procuram arquivos e programas ou se participa em conferencias (fóruns de discussão) divulgadas por varias BBS. Digamos que uma BBS está para a Internet assim como uma aldeia está para o Mundo.

Beta - "Versão beta" é um termo usado para dizer que determinado programa está em testes. No mundo da tecnologia, é a versão do software lançada para testes antes da versão final.

Bios - É a memória básica da maquina. Contem instruções primarias para o funcionamento correto da maquina. BIOS é onde fica armazenada a informação de que em seu PC existe um teclado, por exemplo.

Bit - É  a menor unidade de informação eletrônica.

BitNet - Rede da Internet, porém de conteúdo educacional.

Big Data - Conceito onde o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade.

Blog - Sites pessoais de fácil criação e publicação de mensagens. Podem ser no estilo diário ou especializados em determinados assuntos. As mensagens são organizadas, geralmente, por ordem cronológica, com as mais recentes no topo da página. Elas podem ser classificadas com palavras-chave que facilitem uma filtragem por parte do leitor, que pode também, na maioria dos blogs, deixar comentários.

Blogosfera - Nome dado à comunidade de "blogueiras", internautas que mantém blogs e dialogam entre si, seja através de comentários ou posts comentando o blog alheio. A etiqueta blogueira manda dar o link sempre que um blog ou post é citado, criando uma rede. Existe também o termo Problogger, que é a pessoa que profissionalmente vive administrando e fazendo negócios com blogs. Além dos internautas anônimos de todo o mundo, compõem a blogosfera jornalista ( como o Luis Nassif e Marcelo Tas), celebridades (Luana Piovani é uma das pioneiras do meio na blogosfera) e políticos ( como a vereadora paulistana Soninha e o presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad).

BMP - Extensão de arquivos de imagem, também conhecida como bitmap.

Bookmarks - Assim como dá para fazer uma lista de sites favoritos no navegador de Internet, é possível manter uma online em um site específico. Os favoritos são chamados de bookmarks (do inglês, marcador de páginas)

BPS - Significa bits por segundo. Velocidade de transferência de dados pela Internet

Browser - Um programa que permite visualizar e utilizar uma dada base de dados, distribuída ou não por vários computadores. Termo normalmente aplicado para os programas que permitem navegar no World-Wide-Web.
BTW - Sigla do inglês "By the Way" (Já' agora / Por falar nisso, etc.). Usada em textos de correio eletrônico, artigos de news, etc.

Buffer - Memória usada para liberar o processador por se tratar de memória de uso rápido e imediato.

Bug - Erro em algum programa ou arquivo.


C (Voltar ao Topo) ^

Carrinho de Compras - Também conhecido como cesta de compras geralmente utilizado em lojas On Line onde vai se guardando os produtos os serviços adquiridos até o encerramento da compra.
Cavalo de Tróia - É uma espécie de vírus (você programa para fazer o que quiser). Muito mais potente que um vírus comum que tem como unica funcao destruir computadores, ou seja, é um programa disfarçado que executa alguma tarefa. Conhecido também como "Trojan".
Cello - Um programa (browser) para navegar no WWW.

CERN - Centre Europeen de Recherche Nucleaire. Centro Europeu de Investigação Nuclear. Um dos centros mais importantes da Internet (e, claro, da investigação física). Nele trabalham centenas (ou mesmo milharesõ) de investigadores e a sua "jóia da coroa" é um grande circulo de aceleração de partículas com 27 Km de diâmetro, que fica por baixo de Genebra, na Suíça, atualmente o maior acelerador de partículas existente no Mundo.

CERT - Computer Emergency Response Team. Organismo criado em 1988 pela Darpa, visando tratar questões de segurança em redes, em particular na Internet.

CGU - Conteúdo Gerado por Usuário. Pode se referir tanto a arquivos criados por usuários quanto à personalização de conteúdo e a aplicativos desenvolvidos por eles.

Chain letter - Uma carta que é recebida por alguém e enviada para varias pessoas e assim sucessivamente até que se torna excessivamente difundida. Normalmente o seu texto incita à difusão da carta por outras pessoas.

Chain mail - Ver "chain letter".

Chat - Significa conversar pela Internet através de textos.

Ciber espaço - Por ciber espaço designa-se habitualmente o conjunto das redes de computadores interligadas e de toda a atividade ai existente. É uma espécie de planeta virtual, onde as pessoas (a sociedade da informação) se relacionam virtualmente, por meios eletrônicos. Termo inventado por William Gibson no seu romance Neuromancer.

Client - Cliente. No contexto Cliente/Servidor, um Cliente é um programa que pede um determinado serviço (por exemplo, a transferencia de um arquivo) a um Servidor, outro programa. O Cliente e o Servidor podem estar em duas maquinas diferentes, sendo esta a realidade para a maior parte das aplicações que usam este tipo de interação.

Cliente - Ver client acima.

CMS = Content Manegement System = Sistema Gerenciador de Conteúdo.

Compass - funciona como um framework de código aberto para CSS.

Conexão - Ligação do seu computador a um computador remoto.

Conteúdo – Tudo que um site pode oferecer ao usuário em termos de informação ou  diversão.  Há dezenas de milhões de sites na internet.  O que levaria um usuário a acessar um deles por  diversas vezesõ  resposta, qualquer que seja, é o conteúdo. 

Correio caracol - Tradução do inglês "snail mail". Ver snail mail.

Correio eletrônico - Correio transmitido por meios eletrônicos, normalmente, redes informáticas. Uma carta eletrônica contem texto (como qualquer outra carta) e pode ter, eventualmente, anexo um ou mais arquivos.

Cracker - Indivíduo que faz todo o possível e o impossível para entrar num sistema informático alheio, quebrando sistemas de segurança, para assim poder causar danos, ou Quebra de senha: o quebrador , ou cracker, de senha é um programa usado pelo hacker para descobrir uma senha do sistema. O método mais comum consiste em testar sucessivamente as palavras de um dicionário até encontrar a senha correta. 

Criptografia - Torna algum programa ou mensagem secreta, ou seja, so' podera' ler aquela mensgaem ou executar aquele programa a pessoa que tiver a chave criptografica (que serve como uma senha) para desencriptar-los.

Crosspost - Fazer o crosspost de... to de enviar para um grupo de news um artigo (ou parte) já' publicado (ou a publicar na mesma altura) noutro grupo.


Cyberspace - Ver ciber espaço.


D (Voltar ao Topo) ^

Daemon - Programa que corre (que foi lançado) num computador e está (sempre) pronto a receber instruções/pedidos de outros programas para a execução de determinada ação.
Defaults - Diz-se que é a configuracao normalmente utilizada por um equipamento ou programa.

Denial of servide (DOS) - taque que consiste em sobrecarregar um servidor com uma quantidade excessiva de solicitação de serviços.

Débito - Quantidade de informação por unidade de tempo.

Dial - O mesmo que discar, ou seja, fazer a conexão com a Internet através deum provedor.

Dial-IN - Designação de um tipo de ligação ou de um ato de ligação à Internet, neste caso pelo estabelecimento de uma chamada (telefônica - Dial) para um computador, através de, por exemplo, um modem.

Dial-UP - Ver Dial-IN.

Domain - Domínio. Nome à direita do símbolo @ num endereço eletrônico. Por exemplo: se seu email é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o dominio do seu provedor é hotmail.com.

Domínio - Ver domain.

Domínio Público - O que está no domínio público (software, p. ex.) é algo que se pode copiar, cortar, colar, queimar, distribuir, deleitar e normalmente utilizar sem pagar o que quer que seja! :-) Normalmente deve ser dado o devido credito ao(s) autor(es) desse algo.

DNS - Sigla de Domain Name Server. Designa o conjunto de regras e/ou programas que constituem um Servidor de Nomes da Internet. Um servidor de nomes faz a tradução de um nome alfanumérico (p. ex. microbyte.com) para um numero IP (p. ex. 192.190.100.57). Por exemplo, no DNS brasileiro, gerem-se todos os nomes terminados em br. Qualquer outro nome será' também traduzido pelo mesmo DNS, mas a partir de informação proveniente de outro DNS (isto se essa informação não tiver sido previamente obtida).

DOOM - Um dos mais famosos jogos distribuídos em shareware na Internet. Os seus criadores (3 jovens) ficaram rapidamente milionários! :-) Tem vários níveis, efeitos sonoros, é a 3 dimensões e permite que vários jogadores joguem simultaneamente, cada um no seu computador. Um verdadeiro clássico no gênero (tiros e explosões).
Download - Fazer o download de um arquivo. to de transferir o arquivo de um computador remoto para o seu próprio computador, usando qualquer protocolo de comunicações.


E (Voltar ao Topo) ^

Endereço IP- É o endereco que uma maquina possui ao se conectar na Internet. cada vez que voce se conecta, voce obetem um novo endereco IP.

Edu - Sufixo presente em variados endereços na Internet e que designa instituições de ensino/educação (edu=educational).

Efeitos de rede - É quando um site, programa ou serviço proporciona a formação de uma rede de usuários, como acontece nos sites de relacionamento ou de compartilhamento de imagens.

Elm - Um programa/leitor de correio eletrônico para ambientes Unix (se bem que também se possam encontrar versões para outros sistemas operativos). ? base de menus com escolha de opções por letras e teclas de cursor.
Em - Unidade de medida utilizada em tipografia. Derivdo da letra "M" e corresponde à sua largura. Muito utilizado em CSS.
Email - Eletronic Mail. Correio Eletrônico.
Email address - Endereço (de correio) eletrônico. Ver Endereço eletrônico.
Emoticon - ver smiley.

Emular - Imitação de um outro sistema. Os emuladores servem para simular outros sistemas ou até mesmo consoles de videogames.

Encriptação - Codificação de dados para o envio e recebimento em segurança. Somente quem envia e quem recebe possui o código da encriptação dos dados eletrônicos.

Endereço eletrônico - É um cadeia de caracteres, do tipo "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." (sem aspas) que identifica univocamente um determinado utilizador dentro da Internet e, em particular, a sua caixa de correio eletrônica. Qualquer envio de correio eletrônico para esse utilizador deve ser feito para o seu endereço eletrônico.
Ethernet - Uma das arquiteturas possíveis em redes locais. s redes Ethernet usam normalmente cabos coaxiais que interligam vários computadores. Cada um deles acede à rede em concorrência com os outros, existindo depois regras/convenções que permitem designar qual o computador que deve transmitir informação num determinado instante. informação pode ser transmitida em modo "Broadcast", ou seja, para todos os outros computadores da rede e não apenas para um só'.
Eudora - Um programa/leitor de correio eletrônico muito completo, existente em varias plataformas, entre elas, os Macintosh e PC (Windows). Recomendado.


F (Voltar ao Topo) ^

Feed RSS - Significa "alimentar" em inglês, e se refere às mensagens do RSS indicando atualizações de determinado site.

Feedreaders - Leitores de feeds. São programas que agrupam todos os feeds que uma pessoa assina.

Firewall- Parede de Fogo. Medida de segurança que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a um determinada rede ligada à Internet. Os mecanismos de implementação são variados, percorrendo variados tipos de controle por software ou hardware. Num caso limite, a única coisa que um firewall poderia deixar passar de um lado (rede local) para o outro (resto da Internet) era o correio eletrônico (podendo mesmo filtrar correio de/para determinado site). Um sistema de segurança de rede, cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede. O firewall controla a porta de entrada do computador, permitindo ou não a passagem do tráfego de acordo com os critérios estabelecidos (as famosas "regras") — você decide quais programas podem acessar a web. Outro recurso interessante é a proteção do seu PC quando você não estiver. Por exemplo o ZoneAlarm assegura a proteção mesmo durante períodos de ociosidade e inatividade. Você está protegido até mesmo quando não está usando sua conexão!
Fidonet - Uma rede mundial que interliga PC's. Transfere também um tipo próprio de correio eletrônico (existindo normalmente a possibilidade de enviar uma carta para alguém na Internet) e grupos de discussão (conferencias é o termo exato) próprios. Digamos que é uma espécie de Internet bastante limitada em termos de interação, difusão, rapidez e heterogeneidade, quando comparada com a verdadeira Internet, mas, é claro, possui uma identidade própria.
File – Arquivo. Vem do francês  filer, enrolar  a  linha  no  novelo, de  onde, como  é  fácil  deduzir, surgiram nossas palavras fiar e fiação. E tudo isso brotou do latim filum, novelo. O sentido atual da palavra nasceu na França, no século 16 quando os burocratas viram alguma semelhança  entre  os depósitos onde eram armazenados os padronizados novelos de  linha  e  os  gabinetes  onde  eram classificados papéis e documentos.
Finger - Programa para obter informações sobre uma determinada pessoa que tenha um endereço eletrônico na Internet. É indicado o endereço eletrônico dessa pessoa e ele procura e devolve informação relativa à mesma, após ter inquirido o computador onde essa pessoa tem a sua caixa de correio.
Flame - Resposta intempestiva e geralmente provocadora a um artigo de news ou mail. Um conjunto de flames e contra-flames é chamado uma "flame-war". Normalmente neste tipo de discussão, é difícil chegar a qualquer conclusão...
Flame-war / flameware - Ver flame.
Fluído ou Líquido: Layout que flui conforme o tamanho da tela geralmente com medidas em % ao invés de px.

Folder - Mesmo que pasta, ou seja, local onde os arquivos são armazenados.

Follow-up - Resposta a um artigo de news com outro artigo de news, mantendo o mesmo tema de discussão. fórum de discussão - Em inglês, newsgroup. Num fórum de discussão, ou seja, grupo de news, escreve-se (publicamente) sobre o tema indicado pelo nome do grupo.

FQDN - Fully Qualified Domain Name. Nome de domínio completo, tudo aquilo que está à direita do símbolo @ num endereço eletrônico, sem que se omita qualquer parte (inclui geralmente a designação do pais, da instituição e de um computador, pelo menos).

Frame - Partes de páginas de Internet onde ficam barras de rolagem.

Framework - É uma abstração que une códigos comuns a vários projetos de software, e cria uma função genérica. Pode cumprir um papel específico durante a programação.

Freeware - Software distribuído em regime gratuito mas segundo alguns princípios gerais como a impossibilidade de alteração de qualquer parte para posterior distribuição, impossibilidade de venda, etc.
FTP - File Transfer Protocol. Designa o principal protocolo de transferência de arquivos usado na Internet, ou então um programa que usa esse protocolo.
FTP server - Servidor de FTP. Computador que tem arquivos de software acessíveis através de programas que usem o protocolo de transferencia de arquivos, FTP.
Full-IP - Ligação total à Internet, através de uma linha dedicada, ou outro meio de comunicação permanente. ssim, todos os serviços da Internet estão disponíveis no computador que possua este tipo de ligação.
FYI - For Your Information. Documento(s) semelhantes aos RFC, contendo informação geral sobre temas relativos aos protocolos TCP/IP ou à Internet.


G (Voltar ao Topo) ^

Gateway - Computador ou material dedicado que serve para interligar duas ou mais redes que usem protocolos de comunicação internos diferentes, ou, computador que interliga uma rede local à Internet (é portanto o no' de saída para a Internet).
GIF - Graphic Interchange Format. Formato para arquivos de imagem, muito utilizado, desde a altura em que foi vulgarizado pela Compuserve.
GNU - GNU's not Unix. Organizacao/ssociação sem fins lucrativos que pretende promover (e promove!) o desenvolvimento de software de todo o tipo (sistemas operativos, compiladores, etc.) comparável ao Unix... mas gratuito! :-)
Gopher - Um espécie de parente pobrezinho do WWW. Existente ha' bastantes mais anos que este, permite a procura de informação em bases de dados existentes em todo o mundo, utilizando-se ou não algumas ferramentas próprias de pesquisa por palavras-chave.
Gov - Sufixo dos endereços eletrônicos pertencentes às organizações governamentais norte-americanas.
GPU - Unidade de Processamento Gráfico, conhecido também como VPU, é um tipo de microprocessador especializado em processar gráficos em computadores e videogames.

Grupos de discussão - São os newsgroups, ou seja, fóruns de discussão onde pessoas do mesmo interesse entram para debater idéias.


H (Voltar ao Topo) ^

Hacker - Habitualmente (e erradamente) confundido com "cracker", um hacker é, pela última definição dada, um sinistro em computadores.

Help – Geralmente juda, mas em alguns casos, Socorro!. Quase todos os programas disponibilizam parte do manual de instruções na própria tela. O tópico juda, geralmente traz uma lista, em ordem alfabética, para o usuário ir procurando aquela explicação que vai resolver  seu  problema.  Um  dos inconvenientes da maioria  dos  sistemas  de  ajuda  é  que  eles  não  contêm  apenas  uma  única informação: exatamente aquela que você quer. Para alegria de muitos usuários do sistema Windows (e tristeza de outros), o clipezinho intrometido que surge de repente na tela para dar  um  help  vai desaparecer nas versões posteriores ao Windows 2000.

Help desk - Serviço de auxílio técnico que os web sites oferecem aos usuários.

Hierarquia - Hierarquia de diretórios é o conjunto dos diretórios de um determinado sistema de arquivos, que engloba a raiz e todos os subdiretorios. Os newsgroups também estão divididos numa hierarquia, começando nos níveis de topo (inicio do nome do grupo: soc, comp, sci, rec, misc, etc.) e sub-divididos em vários temas, dentro de cada designação de topo. Por exemplo, existem vários grupos soc.culture, entre os quais o soc.culture.brazilian. Geralmente, os grupos que
comecem pela código ISO de um pais (por exemplo, br) são distribuídos apenas a nível nacional dentro desse pais (por exemplo, br.mercado, br.geral, etc.)

Hiperlink - Ligação entre páginas de Internet.

Hit - Unidade que mede o número de visitações em páginas de Internet. Cada hit corresponde a uma visitação.

Home banking - Sistema de bancos onde as pessoas podem fazer transações bancárias através da Internet.

Home page - Pagina base do WWW de uma instituição ou particular. pagina base é uma espécie de ponto de partida para a procura de informação relativa a essa pessoa ou instituição.
Host - Computador central. Também chamado de servidor ou no', por vezes.
Hospedagem - Serviço de armazenar e gerenciar informações de sites, página, e-mails, blogs,... Já o Provedor de Hospedagem é uma empresa que oferece serviços de hospedagem de sites na Internet e também pode oferecer aos seus clientes o registro de domínio agregado aos seus serviços. Tal provedor nao tem nenhum vínculo formalizado com o Registro.br e seus clientes podem interagir diretamente com o sistema do Registro.br, para atualizar dados dos seus domínios e entidades, desde que sejam contatos destes. Estas duas definiçoes sao utilizadas somente como nomenclatura na documentaçao relativa aos serviços do Registro.br
Hover - Cria o efeito quando o mouse passa por cima. Definido no CSS para links, blocos de texto, para mudar de cor, sublinhando, fundos, transições,...
Howto - Documento(s) em formato eletrônico, que acompanham o Linux (versão de domínio publico do Unix) e que constituem uma espécie de manual, onde se pode procurar informação sobre quase toda a tarefa de instalação, administração e atualização do Linux.
HTML - Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação e Hipertexto. Usada para produzir páginas que podem ser interpretadas pelos navegadores(browsers). É uma linguagem de descrição de paginas de informação, standard no WWW. Com essa linguagem (que, para alem do texto, tem comandos para introdução de imagens, formulários, alteração de fontes, etc.) podem-se definir paginas que contenham informação nos mais variados formatos: texto, som, imagens e animações. São "tags" ou "etiquetas" com códigos que combinados definem os traços de uma página, como o tamanho e efeitos da fonte.
HTML5 - Mais nova versão do HTML e a que mais se assemelha à web semântica. A antiga usava "tags" e esta usa algumas destas "etiquetas" de forma mais objetiva. Com um código específico para cada mídia. (vídeo, imagem, geolocalização, ...). A navegação na internet fica mais fácil e rápida.
HTTP - Hypertext Transport Protocol. É o protocolo que define como é que dois programas/servidores devem interagir, de maneira a transferirem entre si comandos ou informação relativos ao WWW.


I (Voltar ao Topo) ^

Ícone - Uma figura utilizada para acessar uma página ou um conteúdo específico de um site.

ICQ - Programa utilizado para conversas online pela Internet.

IMHO - In My Humble Opinion. Na minha modesta opinião (NMMO). Sigla usada quando alguém deseja exprimir uma opinião e gosta de se manter modesto! :-) information super-highway - Ver auto-estrada da informação.

Interface - Conjuntos de imagens e informações de um programa ou site. É o rosto do programa.

 Internauta - Nome genérico para as pessoas que navegam pela Internet.

Internet - melhor demonstração real do que é uma auto-estrada da informação. Internet (com I maiúsculo) é uma imensa rede de redes que se estende por todo o planeta e praticamente todos os países. Os meios de ligação dos computadores desta rede são variados, indo desde radio, linhas telefônicas, ISDN, linhas digitais, satélite, fibras-opticas, etc. Criada em 1969 pelo Departamento de Defesa dos EU (DoD) como um projeto pioneiro de constituição de uma rede capaz de sobreviver a ataques nucleares, foi-se expandindo até chegar ao tamanho e importância que hoje tem (varias dezenas de milh?es de usuários). Indispensável!

Internet - Com um i minúsculo, Internet designa uma rede de redes, apenas, e não especificamente a Internet.

Internic - Uma Organizacao mérica que atribui números IP únicos a quem o pedir e é também o gestor da raiz (topo da hierarquia) do DNS mundial.

Intranet - Sistema parecido com a Internet, porém restrito aos funcionários de uma empresa.

IP - Internet Protocol. Um dos protocolos mais importantes do conjunto de protocolos da Internet. Responsável pela identificação das maquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas. Corresponde ao protocolo de nível 3 do modelo OSI.

IRC - Internet Relay Chat. É um sistema que permite a interação de vários usuários ao mesmo tempo, divididos por grupos de discussão. o contrario das news essa discussão é feita on-line (dialogo direto textual). Os usuários deste sistema podem entrar num grupo já' existente ou criar o seu próprio grupo de discussão.

ISDN - Integrated Service Digital Network. Rede Digital Integradora de Serviços (RDIS). É uma evolução das linhastelefônicas atuais baseada em linhas digitais (e não analógicas) capazes de débitos muito mais elevados (a partir de 64Kbps) e com melhor qualidade. Nomeadamente, é com este tipo de linhas que se pode pensar ter em casa os Video-telefones que se vêem nos filmes ou exposições tecnológicas. Idealmente, todos os particulares que desejassem ter acesso à Internet usariam uma destas linhas em vez da linha telefônica normal, mas às tarifas atuais... é melhor esperar sentado até que os preços baixem.

ISO - International Standards Organization. Organizacao internacional para a definição de normas.


J (Voltar ao Topo) ^

Java - Linguagem de programação voltada para objeto. Veja mais na Wikipedia.
Javascript - É uma linguagem baseada em scripts(rotinas), que sugiu nos anos 90. Chama da JS pelos programadores, basicamente foi projetada para criar programas encarregados de realizar ações dentro de um determinado site.
JOIN
- Termo em inglês aplicado às linguagens que significa juntar. Geralmente utilizado em liinguagens de Bancos de Dados.
Joomla! - (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e banco de dados MySQL. É um projecto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.5.15 (em 04 de Novembro de 2009); a sua última versão legada é a 1.0.15.O Joomla! é uma ferramenta de CMS muito poderosa, tendo recebido o "Linux Awards". Saiba mais ...

JPEG - Extensão ou formato de imagens. Muito comum em fotos que aparecem na Internet.

Se souber de alguma palavra mais, peço que me envie, ou então, se tem alguma dúvida em alguma palavra com essa letra mande-me um e-mail.


K (Voltar ao Topo) ^

Keepalive - Os keepalives funcionam permitindo que os navegadores (browsers) façam múltiplas requisições usando apenas uma conexão. São usados para melhorar a performance de páginas na web.

Kermit- Um programa/protocolo de comunicações que permite, entre outros, a transferencia de arquivos entre duas maquinas.
Keyboard - Teclado em inglês.
Kill file - Filtro para evitar mensagens com certa origem ou certo tema nos grupos de discussão da Usenet. É geralmente um arquivo onde se traduzem, através de regras definidas, quais os artigos que se pretendem evitar.

Kilobyte - Equivalente a 1.024 bytes e sua sigla é kb.


L (Voltar ao Topo) ^

LAN - Rede de computadores interligados por cabos.

LN - Local Área Network. Rede Local. É uma rede com 2 ou algumas dezenas de computadores que não se estende para alem dos limites físicos de um qualquer edifício. Normalmente utilizada nas empresas para interligação local dos seus computadores. Existem varias tecnologias que permitem a realização de uma rede local, sendo as mais importantes, a Ethernet e o Token-Ring. largura de banda - Ver Bandwidth.
Latencia - Tempo que uma unidade de informação leva a percorrer um dado meio de comunicação. Pode-se, por exemplo, dizer que o tempo de latencia de um satélite VST é de 300 ms, o que significa que um caracter enviado a partir de um ponto leva 300 ms a chegar a outro, passando pelo satélite.
Layout - Distribuição visual, geralmente a formatação de uma página de internet é chamada de layout.
Leased-line - Linha alugada. maior parte das linhas que ligam as varias maquinas da Internet são linhas alugadas disponíveis permanentemente. Com uma linha alugada, dois computadores encontram-se em conexão permanente. linha alugada - ver leased-line.
Link - No WWW, uma palavra destacada indica a existência de um link, que é uma espécie de apontador para outra fonte de informação. Escolhendo esse link, obtém-se a pagina de informação que ele designava que pode, por sua vez, ter também vários links.
Linus Torvalds - The one and only! :-) O inventor do Linux, aquele que teve a idéia e desenvolveu o núcleo (kernel) e algumas ferramentas/utilitários básicos. melhor idéia dele foi talvez o fato de o disponibilizar na Internet, tornando-o um sistema operativo de domínio publico. Linus foi mais tarde apoiado entusiasticamente por muitos outros "internetianos" (e não só') formando uma equipe que regularmente constrói novas aplicações, melhora as existentes, corrige erros, etc.
Linux - Nome derivado do nome do autor do núcleo deste sistema operativo, Linus Torvalds. O Linux é hoje em dia um sistema operativo com todas as características do Unix, com uma implantação invejável e em constante evolução... e é do domínio publico. Normalmente é distribuído em diferentes "releases" que mais não são do que um núcleo (recompilavel) acompanhado de programas, utilitários, ferramentas, documentação, etc. Uma das releases mais conhecidas é a Slackware.
Líquido ou Fluído - Layout que flui conforme o tamanho da tela geralmente com medidas em % ao invés de px.
Login - Identificação de um utilizador perante um computador. Fazer o login é o ato de dar a sua identificação deusuário ao computador.
Logout - to de desconectar a sua ligação a um determinado sistema ou computador.
Loja Virtual - Loja num site da internet onde geralmente você escolhe os produtos, cadastra-se e adquire tudo pela internet. Veja a nossa loja de demonstração ou de Serviços de Hospedagem ou uma de Peças GNV.
Lynx - Um programa (browser) para navegar no WWW. O lynx foi pensado para ser usado em terminais texto, portanto só' se pode visualizar a informação textual, ficando a restante (imagens, sons, etc.) disponível para gravação no disco do seu computador para mais tarde ver/ouvir.


M (Voltar ao Topo) ^

Mail - Carta eletrônica.
Mailing list - Uma lista de assinantes que se correspondem por correio eletrônico. Quando um dos assinantes escreve uma carta para um determinado endereço eletrônico (de gestão da lista) todos os outros a recebem, o que permite que se constituam grupos (privados) de discussão através de correio eletrônico.
Mail server - Programa de computador que responde automaticamente (enviando informações, arquivos, etc.) a mensagens de correio eletrônico com determinado conteúdo.

Marketing viral - É o marketing aliado aos efeitos de rede. São os usuários que divulgam atualizações, novos produtos ou peças publicitárias de maneira livre por interesse próprio. Eles repassam informações por e-mail ou as publicam em sites por achar interessante ou divertido. Para as empresas é ótimo por aliar baixo custo à boa aceitação do público. O termo "viral" é usado metaforicamente para fazer um paralelo com a forma "contagiosa" como vírus se propagam.

Mash-up - Quer dizer "mistura" em inglês. Trata-se da combinação articulada de aplicativos de diferentes sites em um só. Exemplo: um site de indicações de restaurante que combina ferramenta de pesquisa com sistema de localização, comparação de preços e telefonia via web

Mecanismo de busca - Site utilizado como referência para buscar outros sites ou informações pela Internet. Exemplos: google, cade, yahoo, radaruol entre outros.

Media Queries - Representam o uso de Media Types que estabelecem as características de definição para diversos dispositivos. Eles escolhem para que tipo de media(mídia) o CSS será direcionado. É um conceito importante no design responsivo.

Midi - Sistema de comunicação entre o computador e instrumentos musicais.
Migração - Processo mais complexo que atualizar somente, alterando alguma(s) estrutura(s).
MN - Metropolitan Área Network. Rede de computadores com extensão até algumas dezenas de quilômetros, interligando normalmente algumas centenas de computadores numa dada região.
Mil - Sufixo dos endereços eletrônicos pertencentes às organizações militares norte-americanas.
Mime - Multipurpose Internet Mail Extensions. Conjunto de regras definidas para permitirem o envio de correio eletrônico (texto) com outros documentos (gráficos, sons, etc.) anexos.
Modem - MOdulador DEModulador. Pequeno aparelho (sob a forma de uma carta interna de expansão - a introduzir no Interior do seu computador - ou uma caixa de plástico com luzinhas no painel posterior) que permite ligar um computador à linha telefônica, para assim estar apto a comunicar com outros. Muitos dos modems são também capazes de realizar funções de fax. sua aplicação mais importante será' porventura a ligação a BBS ou à Internet (através de um provedor de acesso).
Mosaic - O primeiro programa (browser) para o WWW concebido pela NCS (EU). Com ele o WWW tomou um grande impulso pois foi a primeira ferramenta que permitia visualizar a informação do WWW, e utiliza-la, de forma gráfica e atraente.

MP3 - Fromato de músicas e sons que circulam pela Internet e que podemos armazenar no computador.
MUD - Multi User Dungeon. Um jogo para vários usuários, normalmente presente num qualquer servidor na Internet. É uma espécie de Mundo Virtual onde se podem encontrar e interagir vários usuários. Normalmente, passa-se tudo textualmente (nada de imagens bonitas ou sons espalhafatosos).

Multimídia - Conceito usado para designar a existência de imagens, sons, textos e animações em um programa.

MVCSS - é UM MÉTODO QUE MISTURA  sAAs (sOFTWARE AS A sERVICE) arquitetura MVC (Model View Controller) e CSS. É usado para organizar style sheets(folhas de estilo) durante o processo de desenvolvimento.
Mail Bomb -
É a técnica de inundar um computador com mensagens eletrônicas.
Multi-frequencia - Varias freqüências. Designação para uma linha telefônica capaz de transportar sinais elétricos em freqüências diferentes. São aquelas linhas que permitem ter um telefone em que a marcação é feita por tonalidades e não por impulsos.


N (Voltar ao Topo) ^

Navegação - Visitar web sites da Internet e conhecer seus conteúdos.

Navegar - Na Internet significa passear, procurar informação, sobretudo no WWW. Também se pode dizer surfar, para os mais radicais! :-)

NCS - National Center for Supercomputing pplications.
Net - Rede (de computadores, neste contexto).

Netiqueta - Regras de comportamento na Internet.
Netiquette - Conjunto de regras e conselhos para uma boa utilização da rede Internet, de modo a se evitarem erros próprios de novatos quando da interação com outros usuários (mais experientes). netiquette baseia-se muito no simples e elementar bom senso.
Netscape - Um programa (browser) para o WWW. Sucessor do Mosaic e desenvolvido pela mesma equipe de programadores, o Netscape evolui mais rapidamente e o browser de WWW mais usado, devido às suas características de rapidez, cache, visualização interna de vários formatos de arquivos, suporte para uma linguagem de descrição de pagina mais evoluída, etc.
Network - Rede de computadores.
Newbie - Novato. Designação depreciativa dada pelos veteranos da Internet àqueles que a descobriram recentemente.
News - Noticias, em português, mas melhor traduzido por fóruns ou grupos de discussão. breviatura de Usenet News, as news são grupos de discussão, organizados por temas (mais de 10.000!), a maior parte deles com distribuição internacional, podendo haver alguns distribuídos num só' pais ou numa instituição apenas. Nesses grupos, públicos, qualquer pessoa pode ler artigos e escrever os seus próprios artigos. lguns grupos são moderados, significando isso que um humano designado para o efeito le os artigos antes de serem publicados, para constatar da sua conformidade para com o tema do grupo. No entanto, a grande maioria dos grupos não são moderados.
Newsgroup - Um grupo de news, um fórum ou grupo de discussão.

Nickname - Apelido ou codinome usado na Internet ou em sistemas.
NNRP - Network News Reading Protocol. Protocolo que permite que um programa leitor de news obtenha a informação (artigos, grupos, etc.) a partir de um servidor de news.
NNTP - Network News Transport Protocol. Protocolo para a transferencia dos grupos de news da Usenet e mensagens de controle.


O (Voltar ao Topo) ^

Office - Pacote de Programas com Editor de Texto (ex.Word), Planilha de Cálculo (ex.Excel), presentações (ex.Powerpoint) , Banco de Dados(ex.ccess),... Exemplo Microsoft Office, mas veja também na seção de Download outras alternativas mais baratas ou grátis e os Download´s Exclusivos da nossa Área de Cliente.
Offline - "fora da linha". Significa que nenhuma ligação por linha telefônica ou outra está no momento ativa. Por exemplo, a leitura de mail offline implica que se possa ler mail no seu próprio computador sem que ele esteja ligado ao servidor (tendo portanto sido transferidas as cartas para esse computador, previamente). s ligações offline não permitem a navegação interativa na Internet, pois o computador não pode enviar comandos e receber dados em tempo real.
Online - Por oposição a offline, online significa "estar em linha", estar ligado em determinado momento à rede ou a um outro computador. Para alguém, na Internet, "estar online", é necessário que nesse momento essa pessoa esteja a usar a Internet e que tenha, portanto, efetuado o login num determinado computador da rede.

Opensource - Significa código fonte aberto. Programas open source divulgam seus códigos fonte para que qualquer pessoa com conhecimento de programação possa modificá-lo, ampliá-lo e melhorá-lo.


P (Voltar ao Topo) ^

P2P - Peer-to-peer. Rede ponto a ponto. Diz-se da rede de conexão  entre dois ou mais computadores que não tem relação de cliente/servidor, mas se conectam para trocar arquivos de áudio, vídeo, texto e outros formatos.

Página de Erro - Podem ser configuradas para apresentar uma melhor descrição do erro ocorrido. mais conhecida é a página Erro 404, ou seja, Página Não Encontrada.
Painel de Controle - Onde pode-se gerenciar o seu site com diversas funções e programas que podem ser instalados. Geralmente fica em https://seudominio.com/cpanel.
Password- Palavra-chave usada para identificação do usuário, em conjunto com o login (não sendo este secreto, como o é - deve ser - a password).

Permalink - É o link associado a um post específico de um blog permitindo que este possa ser acessado diretamente mesmo que haja diversas atualizações na página.
PGP - Pretty Good Privacy. Programa para a codificação mensagens de texto, inventado por Philip Zimmerman. Uma mensagem assim enviada é inquebrável e só' o seu destinatário a pode descodificar, dando para isso uma chave que só' ele conhece.
PHP - Hypertext PreProcessor é uma linguagem de programação que trabalha no lado do servidor e independente da plataforma. Funciona como uma grande biblioteca de funções e documentações. Veja mais no Site Oficial, ou Manual do PHP em português.
Pine - Um programa/leitor de correio eletrônico para ambientes Unix (se bem que também se possam encontrar versões para outros sistemas operativos). à base de menus com escolha de opções por letras e teclas de cursor. Dizem os usuários que é mais simples que o elm... Suporta também o formato de mensagens MIME (mensagens de texto com outro tipo de arquivos anexos).
Ping - Pequeno utilitário utilizado para ver se uma determinada ligação se encontra ativa e qual o tempo que uma mensagem leva para ir de um ponto ao outro da ligação. O ping envia pacotes (geralmente 64 bytes) para um ponto,que responde enviando um outro pacote equivalente.

Pixel - Ponto que forma as imagens na Internet.

Podcast - Uma espécie de blog em áudio, com periodicidade de atualização e os arquivos gerados são em formato MP# (relativamente pequenos e com alta qualidade de som)
Post - Designa um artigo de news, por vezes. Fazer um post significa escrever e enviar um artigo para um grupo de
news.
PPP - Point to Point Protocol. O PPP implementa o protocolo TCP/IP (o(s) protocolo(s) da Internet) numa linha telefônica, para que através da mesma um computador pessoal possa se ligar à Internet e usufruir de todos os serviços e aplicações existentes. É uma norma, posterior ao SLIP e mais completo.
Problem Solver - Aquele que resolve problemas.
Processo - Programa a correr num determinado instante, portanto presente na memória do computador. Esta terminologia é usada em maquinas Unix, onde se podem ter vários processos a correr ao mesmo tempo.
Protocolo - Um protocolo é para os computadores o que uma linguagem (língua) é para os humanos. Dois computadores para poderem transferir informações entre si devem utilizar o mesmo protocolo (ou ter um terceiro que perceba os dois protocolos e faca a tradução). public domain - Domínio Publico.

Provedor - Empresa que disponibiliza o acesso aos usuários de internet. Podem ser pagas ou gratuitas.
Pulse - Impulso. Uma linha telefônica é por impulsos se não for multifreqüênciais, isto é, os sinais de digitação são enviados por uma serie de pequenos impulsos, separados por espaços. digitação (e estabelecimento de chamada) neste tipo de linhas é mais lenta.
Phreaking -  É o uso indeido de linhas telefônicas., fixas ou celulares.


R (Voltar ao Topo) ^

Readme - Leia-me. arquivo que deve ser lido antes de se iniciar a utilização ou instalação de um determinado programa, sistema, computador, etc. Contem geralmente informações que podem poupar tempo ao usuário que pretende fazer algo (e esse algo tem um arquivo REDME acessível).

Reload ou Refresh - O mesmo que carregar novamente uma página de Internet.
Reply - Resposta.
Responsivo - Layout que responde ao tamanho da tela, como cleular, tablet, computador, ... Capaz de se adaptar de múltiplas proporções, telas e resoluções. Um site que é capaz de se adaptar à tela do celular ou tablet com a mesma experiência de um desktop, é um site responsivo.
RFC - Request For Comments. Documentos que definem normas e protocolos para a Internet e onde se fazem as discussões de nível técnico para a definição de novos protocolos.
Router - Computador, software ou material dedicado que serve para interligar duas ou mais redes efetuando
automaticamente a redireção correta das mensagens de uma rede para outra.

RSS - Really Simple Syndication (em português fica algo como "distribuição realmente simples"). Mecanismo que dispara avisos cada vez que um site onde o usuário se inscreveu faz atualizações.
RTFM - Read The Fucking Manual. Leia a "porr_" do manual. Termo utilizado para indicar a alguém que deve ler o manual, pois provavelmente anda a fazer perguntas que ai estão claramente respondidas.


S (Voltar ao Topo) ^

Scanners de portas - Os scannners são programas que buscam portas TCP abertas por onde pode ser feita uma inasão. Para que a varredura não seja percebida pela vítima , alguns scanners testam as portas de um computador durante muitos dia, em horários aleatórios.
Server - Servidor. Um computador na Internet que oferece determinados serviços.
Script - Conjunto de instruções em uma determinada linguagem para que um interpretador execute uma ou mais funções. Por exemplo scripts em Java, PHP, CGI, Perl, ...
SEM =  Search Engine Marketing, É o marketing voltado para os buscadores Google, Bing, Yahoo, ...
SEO - Search Engine Optimization - Otimização de sites e páginas para os buscadores da internet encontrarem o seu site como um dos principais no assunto que você interessa.
Servidor - Computador que oferece serviços.
SGML - Standard General Markup Language. Uma linguagem de descrição de paginas em hipertexto mais geral que o HTML.
Shareware - Software que é distribuído livremente, desde que seja mantido o seu formato original, sem modificações, e seja dado o devido credito ao seu autor. Normalmente, foi feito para ser testado durante um curto período de tempo (período de teste/avaliação) e, caso seja utilizado, o usuário tem a obrigação moral de enviar o pagamento ao seu autor (na ordem de algumas - poucas - dezenas de dólares). Quando é feito o registo, é normal receber um manual impresso do programa, assim como uma versão melhorada, possibilidade de assistência técnica e informações acerca de novas versões.
Signature - ssinatura. Geralmente é a porção de texto incluída no fim de uma carta eletrônica ou de um artigo de news (neste caso, por norma, deve ser inferior a 4 linhas, de 80 caracteres no máximo cada, sem TB's nem códigos, para alem dos caracteres SCII normais).
Site - Um "site" da Internet é um dos nós/computadores existentes. Por exemplo, um site FTP é um computador que oferece o serviço de FTP (idêntico a FTP server).
SLIP - Serial Line Internet Protocol. O SLIP implementa o protocolo TCP/IP (o(s) protocolo(s) da Internet) numa linha telefônica, para que através da mesma um computador pessoal se possa ligar à Internet e usufruir de todos os serviços e aplicações existentes. Foi o primeiro protocolo definido para a utilização de TCP/IP em linhas telefônicas.
Smiley - São pequenos conjuntos de caracteres SCII que pretendem transmitir uma emoção ou estado de espirito. Devem ser visualizados de lado, com a folha a 90 graus... Os mais conhecidos são: :-) ou :) :-( ou :( ;-) ou ;)
SMTP - Simple Mail Transport Protocol. Protocolo utilizado entre os programas que transferem correio eletrônico de um computador para outro.
Smurf - O agressor envia uma seqüência de solicitações de Ping e inunda o computador 
Sniffing - nalisa o tráfego na rede. Ns mãos dos hackers rouba senhas e informações silgilosas. 
Sockets - O nome da interface em Unix (originalmente, mas também já' existente noutras plataformas) que implementa os protocolos TCP/IP. Uma interface é um conjunto de chamadas possíveis a bibliotecas que contem rotinas implementando determinados objetivos, neste caso, comunicação em TCP/IP.

Software - São os programas que usados em computador servem para funções específicas

SOUP - Simple Offline Usenet Protocol. "Norma" (ou programa) que define como deve ser um pacote compactado de cartas eletrónicas e artigos de news, para serem lidos offline, por qualquer programa editor de textos que compreenda esse formato.
Spam - Publicação do mesmo artigo de news em vários grupos de discussão, geralmente resultando em desperdício de espaço em disco e largura de banda nos meios de transmissão.
Spoofing - É a técnica de passar por outro computador da rede para conseguir acesso a um sistema. 
Sysadmin - System dministrator. O responsável por um sistema.
Subdomínio - (SUBDOMAIN) Um domínio dentro de outro e geralmente direcionado a um diretório. Por exemplo temos o subdominio clientno domínio dgn10.com e portanto acessas-se https://cliente.dgn10.com e automaticamente se redireciona para https://dgn10.com/cliente/.
Suporte - poio ao usuário, de um programa, página, site, ...
System V - Uma versão (comercial) do sistema operativo Unix.


T (Voltar ao Topo) ^

Talk - Programa que permite que dois usuários (existem versões que permitem mais usuários) "dialoguem textualmente" direto através da Internet.
Talker - Um programa servidor que pode manter vários usuários ligados ao mesmo tempo, permitindo-lhes a interação/dialogo textual.
TCP - Transmission Control Protocol. Um dos protocolos Internet do conjunto TCP/IP, que implementa o nível 4 do
modelo OSI, através do transporte de mensagens com ligação.
TCP/IP - Conjunto de protocolos da Internet, definindo como se processam as comunicações entre os vários computadores. Pode ser implementado virtualmente qualquer tipo de computador, pois é independente do hardware. Geralmente, para alem dos protocolos TCP e IP (porventura os 2 mais importantes), o nome TCP/IP designa também o conjunto dos restantes protocolos Internet: UDP, ICMP, etc.
Telnet - Protocolo/programa que permite a ligação de um computador a um outro, funcionando o primeiro como se fosse um terminal remoto do segundo. O computador que "trabalha" é o segundo enquanto que o primeiro apenas visualiza na tela os resultados e envia os caracteres digitados (comandos) no seu teclado.
Thread - Dentro de um grupo de discussão, existem normalmente vários threads. Um thread representa um assunto especifico ai debatido e é composto por um ou mais artigos.Trojan - Ver Cavalo de Tróia
Tim Berners Lee - O homem, na altura investigador do CERN, que definiu/inventou o protocolo HTTP e deu origem ao WWW.
Tin - Um editor de news, com uma estrutura de menus semelhante ao elm (editor de correio eletrônico).
Tone - Por oposição a "pulse", tonalidade. Numa linha telefônica por tonalidade (multifreqüência) a marcação de um numero traduz-se no envio de sinais em diferentes freqüências (sons diferentes). marcação de um numero (estabelecimento de chamada) neste tipo de linha é mais rápida que numa linha por impulsos.
Trial - Programa com um período ou vezes de utilização para ser experimentado, após este limite de tempo ou vezes tem que ser adquirido para continuar a ser utilizado.
Trn - Threaded News. Um leitor de news, onde os artigos são apresentados por thread's.

Trojan - Também conhecido como cavalo de tróia, são programas que pegam informações de um computador e enviam para outro sem autorização do primeiro.
Trumpet - Trumpet é o nome dado aos programas que implementam e usam o TCP/IP em ambiente Windows, feitos por Peter Tattam. O mais importante é o Trumpet Winsock. Nome da firma.


U (Voltar ao Topo) ^

URT - Universal synchronous Receiver Transmiter. Circuito integrado responsável pelas comunicações através de uma porta serial, num computador.
URT - Universal synchronous Receiver Transmiter. Circuito integrado responsável pelas comunicações através de uma porta serial, num computador.
UDP - User Datagram Protocol. Um dos protocolos do conjunto de protocolos da Internet (habitualmente designado por TCP/IP). Corresponde ao nível 4 do modelo OSI, pois é um protocolo de transporte, sem ligação. Em UDP, uma mensagem é enviada para o destino, sem que haja uma ligação lógica efetuada entre a origem e o destino (semelhante a uma ligação telefônica entre dois pontos). O(s) pacote(s) de mensagens podem então passar por vários nos da Internet até chegar ao destino. Menos viável que o TCP (outro protocolo de transporte, mas com ligação), mas bastante útil quando a perda de um ou outro pacote não seja importante e se pretende velocidade na transmissão e evitar a sobrecarga de varias ligações lógicas estabelecidas.
Unix - Sistema operativo com características de multi-tarefa preemptiva, criado nos anos 70, nos Bell Labs. Desde ai evoluiram muitas variantes diferentes do sistema operativo.
Upload - Fazer o upload de um arquivo. to de transferir o arquivo do seu computador para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações.
URL - Uniform Resource Locator. Localizador Universal de Recursos. Método de especificação de um determinado recurso na Internet, seja ele obtido por FTP, News, Gopher, Mail, HTTP, etc. Pretende uniformizar a maneira de designar a localização de um determinado tipo de informação na Internet. Exemplo: https://www.insa-lyon.fr - pedido, por HTTP, da home page (WWW) do INS de Lyon. usenet - Conjunto dos grupos de discussão, artigos e computadores que os transferem. Internet inclui a Usenet, mas esta pode ser transportada por computadores fora da Internet.
Usabilidade - Na Interação Humano-computador e na Ciência da Computação, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado. O Termo também é utilizado em contexto de produtos como aparelhos eletrônicos, em áreas da comunicação e produtos de transferência de conhecimento, como manuais, documentos e ajudas online. Também pode se referir a eficiência do design de objetos como uma maçaneta ou um martelo. Saiba mais ...
User - O usuário dos serviços de um computador, normalmente registado através de um login e uma password.
Usuário - Ver user.
UUCP - Unix to Unix CoPy. Um método (antigo, mas ainda usado) para transmitir correio e artigos da Usenet entre computadores. Originalmente feito para fazer a transmissão entre computadores Unix, agora também é possível usa-lo noutro tipo de computadores. uudecode - Programa para descodificar um arquivo de texto e transforma-lo no binario correspondente. Juntamente com o uuencode, permite que se transfiram binários (portanto, qualquer software) através de um simples arquivo de texto.
Uuencode - Programa para codificar um arquivo binario e transforma-lo no um arquivo de texto. Juntamente com o uudecode, permite que se transfiram binários (portanto, qualquer software) através de um simples arquivo de texto.


V (Voltar ao Topo) ^

V.32bis - Uma das normas estabelecidas para os modems e que define a transmissão de dados à velocidade de 14400 bps.
V.34 - Uma das normas estabelecidas para os modems e que define a transmissão de dados à velocidade de 28800 bps.
V.Fast - Uma pseudo-norma definida pelos fabricantes de modems para permitir a transmissão de dados à velocidade de 28800 bps. Obsoleta com a chegada da norma V.34.
V.FC - Ver V.Fast.
Viewer - Programa que permite ver (dai o seu nome) um arquivo gravado num determinado formato. Existem portanto viewers de GIF, de WV (diz-se também Player, quando se trata de sons), de JPEG, Postscript, etc.

Vírus - Programas que danificam informações de um computador.

VRML (Virtual Reality Modeling Language) - Sistema que permite a visualização em três dimensões - 3D.
VST - Very Small perture Terminal. Uma antena VST permite a transmissão de dados (envio e recepção) para outra antena VST, usando uma parte da banda disponível nos satélites VST.
VT100 - Um tipo de emulação de terminal muito freqüente na Internet.


W (Voltar ao Topo) ^

WAP - Sistema que permite a comunicação e transferência de dados em sistemas sem fio, como celulares e palmtop.

Whois - Banco de dados que possui informações sobre os endereços e dados técnicos dos web sites da Internet.

Wiki - Software que permite a edição coletiva de documentos através da Internet. O recurso é muito usado em ambientes de desenvolvimento colaborativo para registrar a evolução dos trabalhos ou para fazer manuais de usuário. A palavra é havaiana e significa "rápido". Muitos alegam que pode ser um acrônimo para "what I know is" ("o que eu sei é").

WIS - Wide Área Information Service

WN - Wide Área Network. Um rede de computadores com extensão de varias dezenas de quilômetros até milhares de quilômetros.
Web - Em português, teia. breviatura para designar o World-Wide-Web.
Webcam – Câmara da web, que conectada ao  sistema  com  um software  apropriado  permite  a captação e o envio de imagens em tempo real.
Webdesign - Serviço de criação, desenho e layout das páginas e do site todo. Fazer  um  design.  Do  francês  désigner, escolher – é  criar uma embalagem, ou um produto, que seja ao mesmo tempo, visualmente atrativo, do tamanho  correto  e  de  desempenho perfeito. Por exemplo, uma Ferrari. Ou um clipe de papel. Do ponto de vista do usuário, um site tem três aspectos básicos: a qualidade gráfica (o que a gente vê), a funcionalidade (a  transição  entre páginas ou quadros) e o conteúdo (o quanto a gente  aprende  ou  se  diverte). O webdesigner é o responsável pelos dois primeiros.  E, no caso da parte gráfica, sua tarefa é brutal, a tela  inicial  de um site é assim como a capa de uma revista, deve mostrar o que há de mais interessante lá dentro. Só que a capa da revista pode ser despojada, como o  painel  de  um  automóvel, enquanto  o  site precisa parecer mais com um painel  de  avião.  Daí, o grande desafio do webdesigner: mostrar sem confundir.  Ver Conteúdo.
Webmaster - Serviços de planejamento, gerenciamento, reestruturaçao de sites.
Whois - Diretório de endereços eletrônicos de pessoas e computadores, na Internet, contendo informações relativas.
Wikipedia - Dicionário Gratuito na Internet em diversas línguas.
Windows – Sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.  É o software que  contém  todas  as instruções que fazem o micro funcionar.  palavra windows, janela, vem do nórdico  vindauga, olho da porta, já que nas antigas residências e ainda em algumas cidades do interior  do  Brasil, a  porta  se dividia em duas partes e a parte de cima funcionava como janela.
Wireframe - é o esqueleto do site, que deve ser feito antes de iniciar a montagem do layout com cores e imagens. O objetivo do wireframe é ajudar o desenvolvedor de sistemas a entender o que o cliente está querendo, mostrando os requisitos funcionais de um sistema. Wireframe então é um desenho básico de uma interface. Este desenho, no entanto, deve retratar toda a arquitetura de informação do sistema desejada pelo cliente. Deve-se observar também que o wireframe retrata a usabilidade do sistema. No entanto, este desenho deve ser muito simples e resumido, informando ao desenvolvedor apenas o que for estritamente necessário. Podemos definir o wireframe como uma, se não a mais, importante entrega para o usuário. Podemos usar o wireframe apenas como base para os desenvolvedores, mais o mesmo também pode ser entregue para o usuário. Esta entrega gera o primeiro contato entre o ambiente digital e o usuário.
Winsock - Implementação da interface de sockets para o Windows. Com uma winsock (programa/livraria para o Windows) é possível a utilização dos protocolos SLIP e/ou PPP no Windows, ou seja, é possível falar a mesma "língua" que os outros computadores da Internet.
Workstation – Estação de trabalho. Pode significar duas coisas: a primeira, um micro que faz parte de uma rede interna de uma empresa, por exemplo.    segunda, mais  sofisticada, se  refere  a  um tipo específico de micro, com altíssima capacidade de  resolução  gráfica, usado  para  projetos  de engenharia ou tarefas de design e publicidade. única coisa que não combina direito com tudo isso é a palavra estação. Seu sentido de local onde pára o trem tem menos de 200 anos. Originalmente, a palavra latina stationis significava o que  hoje  significa  status, posição  social.  Naquela  mesma época, status queria dizer momento de crise  aguda  durante  uma  doença.  O  station  inglês, que faz parte do workstation, está mais para o sentido de posição da pessoa:  é  o  local  onde  ela  se encontra ( o soldado está stationed no  Líbano, por  exemplo).  Então,  workstation  e  estação  de trabalho não são as mesas frias onde ficam os micros, é o  local  aconchegante  onde  uma  pessoa está trabalhando.  Sutil, porém um pouco mais humano... 
World-Wide-Web - Conjunto dos servidores que "falam" HTTP e informação ai armazenada em formato HTML. O World-Wide-Web é uma grande teia de nformação multimedia em hipertexto. O hipertexto significa que se pode escolher uma palavra destacada numa determinada pagina e obter assim uma outra pagina de informação relativa (semelhante ao Help do Windows). s paginas podem conter texto, imagens, sons, animações, etc. O World-Wide-Web é uma gigantesca base de dados distribuída acessível de uma forma muito atraente e intuitiva.
WWW - Sigla de World-Wide-Web.
WWW server - Um computador que fornece serviços no WWW, que possui informação acessível no WWW.


X (Voltar ao Topo) ^

X.25 - Um protocolo de transferencia de pacotes, sem ligação lógica, definido pelos operadores públicos de telecomunicações, na Europa (sobretudo para dar dinheiro! 
Xmodem - Um protocolo de transferencia de dados por modem, relativamente lento.


Y (Voltar ao Topo) ^

Yahoo - Site de buscas famoso e 2º no mercado. Maior concorrente do Google e tem serviços famosos como o Ymail, Flickr para fotos e vídeos, bate papo e outros. www.yahoo.com
Yanoff- Scott Yanoff. Um homem que se lembrou de criar uma lista (Lista de Yanoff) que contem endereços eletrônicos e indicação de outros recursos, para a obtenção de informação na Internet. Essa lista está estruturada em temas (desde gricultura, Bioquímica, Desporto, etc.) e é regularmente atualizada. Não contem indicações para tudo o que existe na Internet (pois isso é impossível) mas pode ser de grande ajuda.

Ymodem - Um protocolo de transferencia de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao Xmodem.


Z (Voltar ao Topo) ^

Zip - Programa de compressão de dados. Foi criado por Phil Katz e consegue espremer o tamanho de arquivos  enormes, reduzindo a área necessária para arquivá-los.  O truque do Zip, é um artificio até que simples: se num arquivo há 1000 pixels exatamente iguais (por exemplo, um ponto azul-turquesa, que requer milhares de bits para ser codificado), o  Zip reproduz o primeiro ponto e informa ao sistema, por meio de uma fórmula que utiliza meia dúzia de bits, que cada  um  dos  outros  999  pontos é idêntico ao primeiro.  O Zip requer um  periférico,  software  e  disquetes   próprios  (além  da  compressão  há uma segunda vantagem: um disquete Zip armazena  até  200  megabytes, o equivalente a 125 disquetes comuns). Zip não é sigla nem acrônimo, apenas uma  onomatopéia  para  rápido.  Incidentalmente... a  palavrinha  zip  foi  a mesma que batizou o zíper, inventado em 1893, com o nome de clasp locker, fecho de gancho. Durante 37 anos, o zíper foi apenas um substituto para os cadarços de sapatos e só em 1930 ele começou a ser usado em roupas.
Zmodem - Um protocolo de transferencia de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao Xmodem e ao Ymodem, em particular, mais rápido.


(Voltar ao Topo) ^

Onde estou?

Novo - Compartilhe

> >

Quem OnLine?

Temos 592 visitantes e Nenhum membro online