A desconexão entre as expectativas do usuário e a realidade do estado atual do desempenho da web móvel tem um impacto mensurável no resultado final. O desempenho lento afeta todas as métricas de negócios com as quais os proprietários de sites se preocupam, desde o abandono do carrinho de compras até a percepção da marca. A taxa de abandono de carrinho de compras móvel é 39% maior do que a taxa de abandono para desktop A taxa de abandono para carrinhos de compras móveis é de 97%, em comparação com 70% para carrinhos de desktop. Isso nos diz que as pessoas estão usando seus carrinhos no celular, o que é bom, mas depois estão abandonando-os, o que obviamente é ruim.
O desempenho lento é um fator crítico, assim como a dor de preencher formulários de pedidos longos. Mesmo um atraso de 1 segundo pode prejudicar as conversões Mesmo problemas de desempenho aparentemente menores podem ter um grande impacto nas métricas de negócios móveis. Há algum tempo, fizemos um teste A/B ao longo de 12 semanas, no qual segmentamos o tráfego móvel para um comércio eletrônico em quatro grupos: um grupo de controle totalmente otimizado, mais três grupos que foram submetidos a HTML de 200ms, 500ms e 1000ms atrasos.
Medimos o impacto desses atrasos em:
- taxa de rejeição
- conversões
- tamanho do carrinho
- visualizações de página
O atraso de 200ms rendeu resultados insignificantes, mas o impacto negativo foi muito mais forte em 500ms e 1000ms. O atraso de 1.000 ms resultou em uma diminuição de 3,5% nas conversões, o que é um grande sucesso.
Páginas lentas direcionam os compradores móveis para seus concorrentes Quando sua experiência de compra dá errado, os consumidores móveis não apenas abandonam seus carrinhos de compras, mas também vão para seus concorrentes. Quando confrontados com uma experiência negativa de compra em dispositivos móveis, até 33% dos compradores de dispositivos móveis irão ao site de um concorrente em seguida.
Para piorar ainda mais as coisas, até 30% nunca retornarão ao seu site. Páginas lentas prejudicam a saúde geral da marca No mesmo estudo que citei anteriormente, pedimos a todos os participantes de nosso estudo de EEG móvel suas impressões sobre os sites após a realização dos testes. Em seguida, alimentamos todos os descritores das entrevistas em um gerador de nuvem de palavras. Esta é a nuvem de palavras que foi gerada pelos participantes do teste após usar o Tesco.com em velocidade normal.
E esta é a nuvem de palavras que foi gerada pelos participantes após experimentar o mesmo site com um atraso de rede de 500 ms.
Tenha em mente que nenhum de nossos testes os participantes estavam cientes de que estavam envolvidos em um estudo sobre a velocidade da página.
Eles pensaram que estavam simplesmente testando a funcionalidade geral de cada site. É fascinante ver que a nuvem de palavras para o site mais lento contém quase três vezes mais adjetivos negativos do que o site mais rápido. Enquanto alguns participantes perceberam claramente a ligeira deterioração no desempenho (“lento” e “lento”), os participantes também desenvolveram percepções negativas de áreas que não estão relacionadas à velocidade.
Páginas mais lentas afetaram a percepção das pessoas sobre três aspectos importantes do site que não estão relacionados ao tempo de carregamento:
- Conteúdo (“chato”)
- Design visual (“brega” e “confuso”)
- Facilidade de navegação (“frustrante” e “difícil de navegar”)