O futuro do marketing digital: tendências tecnológicas emergentes

Conheça as tecnologias que estão emergindo e mudando o mundo do marketing digital.

Se uma empresa deseja se destacar em meio à concorrência, é muito importante estar atento às novas tendências do marketing digital, pois uma boa estratégia garante experiências personalizadas para os usuários, o que é extremamente importante em qualquer ramo de negócio. 

Apesar de estarem sempre em constante mudança, as tendências do marketing digital não devem assustar as empresas. Para que a estratégia tenha um resultado positivo, as melhores opções, muitas vezes, são contratar uma agência de SEO e aderir às novas tecnologias que prometem mudar esse setor. 

Para entender melhor sobre as novas tecnologias no marketing digital, confira a seguir quais delas vão estar presentes no próximo ano e devem fazer parte da sua estratégia de marketing.

Conteúdo gerado através de IA

Apesar de motivar muitos debates sobre o seu uso, o conteúdo gerado através de inteligência artificial será cada vez mais comum no marketing digital, mas é preciso ter cuidado na hora de usar essa ferramenta. Alguns estudos notaram que a IA costuma apresentar textos mal-escritos e de baixa qualidade, o que pode acabar comprometendo o SEO do site. 

No entanto, as ferramentas de inteligência artificial tendem a se tornar cada vez mais comuns, para que as empresas possam automatizar pesquisas, além de rastrear e classificar conteúdos. Ainda veremos muita inteligência artificial no marketing digital.

Análise de dados

Outra tendência que está emergindo no mercado do marketing digital é a análise de dados. Ela tem revolucionado a forma como o marketing é feito pelas empresas, pois estas perceberam que não basta ter uma boa quantidade de dados gerados por interações, é necessário analisar esses dados adequadamente, agrupá-los, interpretá-los e categorizar cada um, de forma que possam fornecer uma informação extremamente e importante para o seu negócio. 

Simplificando, a análise de dados tem como objetivo prever as necessidades de cada consumidor com mais rapidez, aumentando a eficácia e oferecendo aos clientes uma experiência personalizada, que atenda às suas necessidades. Por isso, é uma ótima estratégia de marketing.

Realidade virtual e realidade aumentada

Por serem tecnologias imersivas, a realidade virtual e a realidade aumentada provavelmente vão estar presentes nas novas estratégias em torno do marketing digital, atingindo seu auge em 2024. A realidade virtual permitirá que a empresa crie experiências completamente imersivas para os usuários. Já a realidade aumentada possibilitará uma sobreposição de informações digitais com o mundo real. Podemos dizer que essas tecnologias terão um impacto significativo na maneira como cada negócio faz a sua estratégia de marketing digital. 

Internet das coisas (IoT)

É esperado que, em 2024, o número de dispositivos conectados à Internet aumente consideravelmente, fornecendo uma grande quantidade de dados, o que possibilitará a criação de ambientes completamente conectados — até mesmo cidades inteligentes podem ser uma opção. A intenção é que os dispositivos IoT se tornem cada vez mais integrados, permitindo que a comunicação seja ainda mais eficiente. Podemos dizer que isso também impacta o marketing digital, já que mais pessoas terão acesso a experiências na Internet.

Blockchain

O blockchain também é uma das tecnologias que promete ganhar força no marketing digital. É basicamente uma tecnologia de registro que fornece transparência e segurança. Apesar de estar inicialmente ligado às criptomoedas, o esperado é que o blockchain se expanda para outras áreas, o que pode ser bom para o marketing digital, afinal, a confiança e a eficiência que ele transmite podem revolucionar a maneira como os usuários interagem com a tecnologia.  

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