Identifique seu público-alvo e o que eles precisam
Antes de começar a criar conteúdo, você precisa ter certeza de que sabe quem deseja segmentar.
Seu plano de marketing de conteúdo não funcionará se você não criar conteúdo que atenda especificamente àqueles que precisam de seus produtos ou serviços. Então, antes de começar, olhe para sua lista de clientes atual. Quem tem maior probabilidade de se envolver com sua marca, comprar seus produtos ou usar seus serviços?
Você pode compilar essas características e usá-las para criar diferentes personas de comprador . As personas do comprador são representações fictícias de clientes reais que você pode usar para ajudá-lo a atingir novos clientes. Depois de identificar seu público-alvo, você precisa identificar suas necessidades e o que eles desejam realizar.
Entender essas necessidades ajudará você a criar conteúdo benéfico que os informará, encantá-los e aproximá-los de se tornar um cliente pagante. Então, por exemplo, se você administra uma butique de roupas e recebe muitas perguntas em sua loja física sobre conselhos de moda, pode criar conteúdo que se concentre em dicas para criar roupas para diferentes estações. Ou, se você receber muitas perguntas por e-mail sobre a origem de suas roupas, poderá criar um conteúdo que descreva a origem de suas roupas.
Quando você entende que tipo de informação seu público deseja, você pode fornecer a eles um conteúdo mais valioso. Em vez de esperar que seus clientes façam perguntas que o ajudem a determinar a direção do seu conteúdo, você também pode enviar pesquisas e questionários.
Determine quem está trabalhando em diferentes aspectos de sua campanha
O próximo passo na lista de verificação de marketing de pré-conteúdo é determinar quem trabalhará em diferentes aspectos de sua campanha. Quando se trata de criar conteúdo , você deseja garantir que você defina funções predeterminadas para sua equipe de marketing para ajudá-lo a se manter organizado.
Em vez de atribuir projetos conforme a necessidade, estabeleça funções pré-determinadas dentro de sua equipe para que todos saibam sua função antecipadamente. Assim, por exemplo, você pode designar uma pessoa para se concentrar nas postagens do blog , um membro da equipe para se concentrar nos vídeos e um terceiro membro para se concentrar nos gráficos . Dessa forma, ao criar conteúdo, você sabe quem está trabalhando em cada tipo de conteúdo, o que ajuda a agilizar o processo.
Você pode até levar sua organização um passo adiante, atribuindo também tipos de tópicos específicos aos membros da equipe. Assim, por exemplo, você pode ter três membros da equipe escrevendo postagens no blog. Se o membro da equipe A tiver um conhecimento excepcional de moda de outono, você pode mantê-los focados em conteúdo sobre moda de outono.
Ao criar funções para os membros da equipe, seu processo de conteúdo será tranquilo e mais organizado.
Certifique-se de que seu site esteja com o melhor desempenho
Antes de lançar sua estratégia de marketing de conteúdo , é uma ótima ideia garantir que seu site esteja em ótima forma. Você deseja que seu conteúdo seja classificado nos resultados de pesquisa e direcione mais tráfego para sua página, por isso é uma ótima ideia garantir que seu site esteja bem otimizado antes de aumentar a produção de conteúdo. Então, o que você deve otimizar em seu site?
Velocidade do site
Sites de carregamento lento podem prejudicar seu blog antes mesmo de você lançar sua primeira postagem.
Se o seu site não carregar rapidamente, você irá dissuadir as pessoas do seu conteúdo e potencialmente direcioná-las para a página de um concorrente. Use uma ferramenta como o Google PageSpeed Insights para ver a rapidez com que seu site carrega atualmente. O Google lhe dará sugestões sobre como melhorar o tempo de carregamento do seu site para que os usuários possam acessar seu conteúdo mais rapidamente.
Se você não tem experiência em otimizar o backend do seu site, pode investir em serviços de velocidade de página de uma empresa de marketing digital.
Compatível com dispositivos móveis
Além de ter um site de carregamento rápido, você precisa de um site compatível com dispositivos móveis . Muitas pessoas se envolverão com seu conteúdo em dispositivos móveis e, se seu site não estiver otimizado para dispositivos móveis, você impedirá que esses leads se envolvam com seu conteúdo antes mesmo de lerem o título. Para garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis, você precisa integrar o design responsivo .
O design responsivo permite que seu site se adapte a qualquer dispositivo que um leitor use. De tablets a smartphones, seu site se ajustará ao tamanho da tela para oferecer a melhor experiência.