Aqui estão algumas dicas e estratégias para tornar o processo de prototipagem sem problemas.
Esforce-se por “bom o suficiente”
Um ótimo protótipo de alta fidelidade não precisa ser perfeito em pixels e pronto para produção. Só precisa ser bom o suficiente para remover as distrações do processo.
Um sábio disse certa vez: “O investimento é inimigo da criatividade”. Ir do protótipo à produção vai exigir bastante trabalho para começar, e colocar esforço excessivo em seus modelos vai roubar tempo de outras tarefas importantes. Uma maneira sólida de determinar quando um protótipo é “bom o suficiente”: preveja quais perguntas serão feitas ao apresentar o protótipo. Comece identificando as perguntas que você pode resolver com uma solução visual simples e não pare até ficar sem perguntas.
Faça as coisas parecerem boas o suficiente e siga em frente.
Evite Trabalho Linear
Como um computador, seu processo de design precisa ser multi-thread. Trabalhe na criação de um sistema de design, não de uma única tela.
Dessa forma, um soluço em qualquer área não o deixará bloqueado. Sempre tenha um plano B (e C) pronto. Os becos sem saída não são uma opção.
Apenas mudar seu foco para outra tarefa pode levar a um avanço na área original. Faça uma pausa em um problema difícil para obter uma vitória de web design em outro lugar.
Criar estilos e símbolos reutilizáveis
A maneira mais rápida de alterar a cor de fundo nesses 20 cartões em seu design: faça tudo de uma vez.
As principais ferramentas de design possuem estilos e símbolos reutilizáveis que podem economizar muito tempo fazendo edições e permitem que você experimente rapidamente coisas selvagens para ver o que funciona. Por exemplo, no Sketch, criar um símbolo é tão simples quanto selecionar um grupo de elementos e escolher Converter em símbolo. Mantenha as coisas organizadas criando um sistema de pastas e nomeando as coisas com uma barra, como “Celular / Cabeçalho”. Então, quando precisar inserir o símbolo em um desenho, você terá um menu aninhado como: Inserir > Símbolo > Celular > Cabeçalho . Confira mais dicas de prototipagem para Sketch .
Usar Objetos Inteligentes no Photoshop ou Símbolos e Estilos Compartilhados no Sketch é equivalente a desenvolvedores usando código clichê e estruturas JavaScript para coisas que eles precisam codificar o tempo todo. Coisas que você precisa de novo e de novo, botões, controles deslizantes de conteúdo, objetos de mídia, etc. podem ser modularizados e reutilizados.
Você não gostaria de codificar as mesmas regras de estilo CSS 14 vezes, então por que fazer o mesmo com as camadas do Photoshop? O trabalho repetitivo é o flagelo de uma equipe produtiva. Esses ajustes de design de 15 minutos se tornam muito mais demorados na quarta vez que você os faz. Estilos e símbolos organizados ajudam a manter os cantos e recantos do seu documento de design em sincronia, reduzindo surpresas dispendiosas.
Use ativos realistas
A foto ou ilustração certa pode levar um wireframe a um design de alta fidelidade em segundos. Veja os exemplos acima da especificação de design de material do Google . Menos o recurso de arte único, cada tela é pouco mais que um wireframe.
Adicionar algumas imagens envolventes fez toda a diferença. Além disso, usar ativos realistas pode ajudar a evitar confusão ao apresentar seus protótipos. Mas você não precisa de fotografia personalizada ou ilustrações finalizadas apenas para apresentar.
O estoque ou os ativos existentes podem ajudá-lo a preencher rapidamente os layouts lo-fi. Se você precisar de ajuda para obter coisas, trabalhe com sua equipe de conteúdo, eles provavelmente têm um arquivo profundo de imagens da marca.
Usar dispositivos reais
O lançamento do Apple Watch trouxe uma enxurrada de novos aplicativos apenas para wearables de pulso.
Uma companhia aérea até implantou cartões de embarque móveis, apenas para descobrir que os braços da maioria das pessoas não se encaixam no scanner QR na maioria dos aeroportos. A lição? Embora um emulador em sua área de trabalho possa fazer algo parecer nativo, nada pode substituir a experiência real de projetos em um dispositivo real, em um ambiente real.
Os protótipos devem ser testados em dispositivos reais o máximo possível antes que uma quantidade considerável de tempo e recursos sejam gastos desenvolvendo-o no produto final.