O Design Instruct sempre foi sobre profissionais e estudantes criativos. Como você sabe, também somos criativos e, de tempos em tempos, montamos um portfólio que podemos mostrar aos clientes para diferentes trabalhos. Na verdade, estou montando meu próprio site de portfólio agora, e é por isso que pensei em compartilhar algumas dicas sobre como criar um portfólio criativo excepcional.
1. Escolha apenas o seu melhor trabalho.
É tentador incluir muitas peças em seu portfólio porque você provavelmente está pensando que isso mostra o quão experiente você é ou quantos clientes você trabalhou. No entanto, a experiência nem sempre equivale a um bom trabalho. Na verdade, tenho certeza de que a maioria de vocês concordará que nem todos os seus projetos foram vencedores.
Nem todo o seu trabalho foi bom.
Claro, exibir muitos de seus projetos pode demonstrar experiência, mas a indústria criativa não se baseia apenas na experiência. Pelo contrário, na maioria das vezes os clientes e potenciais empregadores procuram uma demonstração de grandes ideias e perspectivas únicas. Certifique-se de incluir trabalhos que mostrem isso.
2. Esgueirar-se em algum trabalho auto-iniciado.
Um portfólio profissional pode ter trabalho pessoal incluído desde que você acredite que o cliente possa ver valor neles. O trabalho pessoal pode representar o lado do seu conjunto de habilidades que você ainda não usou em um nível profissional e quando seu cliente vê isso, é emocionante. Abre possibilidades que de outra forma não existiriam.
Portanto, não tenha medo de incluir alguns de seus trabalhos pessoais e de iniciativa própria.
Eles oferecem um vislumbre de seu processo de pensamento e sua geração de ideias, o que informa aos clientes como seria trabalhar com você.
3. Faça a curadoria do seu portfólio.
Olhe para o seu portfólio como um todo. Cada peça que você incluir deve reforçar uma mensagem singular que você está tentando comunicar ao seu cliente. Se eles estão procurando novas ideias, certifique-se de que seu portfólio demonstre sua natureza inovadora.
Se eles estão procurando um determinado resultado, certifique-se de que seu portfólio mostre como você pode fornecer isso.
Um bom portfólio terá uma história (não me refiro a uma história literal com uma narrativa). No entanto, deve demonstrar como você trabalha; como suas ideias se formam e como você evoluiu como criativo. Deve transmitir o seu valor ao cliente sem sequer proferir uma palavra.
4. Mostre suas habilidades.
Não veja seu portfólio apenas como um registro do que você fez. Aproveite isso como uma oportunidade para mostrar o que você é capaz de fazer. Aproveite isso como uma oportunidade para mostrar o que o torna único.
Mostre suas ideias e o que seu cliente pode esperar de você.
5. Atualize constantemente seu portfólio.
Assim como qualquer profissional que se preze, você deve atualizar constantemente seu portfólio com novos trabalhos e retirar projetos antigos que não representam suas habilidades atuais. A cada novo projeto, você sem dúvida aprenderá algo novo e pode até significar que poderá levar seu trabalho em uma nova direção. Certifique-se de que seu portfólio sempre represente suas capacidades atuais.
Assim como um currículo ou CV, você deve manter constantemente seu portfólio atualizado para que ele represente o que você pode fazer agora; o que seu cliente pode esperar de você agora.
Pensamentos finais
Se você ainda tem dúvidas sobre o que incluir em seu portfólio, apenas mostre o trabalho que você ama ou os projetos que você pode se entusiasmar.
Se você ama o trabalho que está mostrando aos clientes, é provável que tenha mais facilidade em convencê-los por que eles também deveriam amá-lo. E o entusiasmo vai longe! Se você estiver entusiasmado com o seu trabalho, seus clientes também terão dificuldade em conter o entusiasmo em relação a você.
Estas são apenas algumas coisas em que pensei enquanto montava meu próprio portfólio no fim de semana e pensei em compartilhá-las com vocês. Tenho certeza de que todos vocês têm suas próprias dicas sobre como montar um portfólio excelente também.