Serviços na Internet
Serviços na Internet

GilsonPM

Soluções Personalizadas

Erros podem Prejudicar

Índice de Artigos

ConteúdoNão deixe o site prejudicado.

Apresentaremos um lista de assuntos que geralmente desvalorizam o site se mal executados, mal gerenciados, que irritam ou decepcionam os visitantes e desvalorizam um site.

Tópicos que faltando, em excesso ou mal feitos são os principais fatores do insucesso:

Planejamento, LayoutsNavegaçãoTexto, Segurança, Desenvolvimento, Plataformas, E-commercePortfólio com seus respectivos subitens mais importantes. Os erros relacionados à SEOConteúdo e Segurança tem suas dicas específicas.


Planejamento

  1. Falta de Planejamento
  • Parece óbvio, mas nem todos executam todas as etapas planejadas. Pense primeiro no usuário final que verá o trabalho, as necessidades e o que el espera do site. Pesquise sobre o público pode mostrar o perfil do usuário em potencial. Use e abuse das mídias sociais para saber sobre o público alvo.
  • Faça mapas do site, fluxo e rotas do usuário pelas páginas, criando a sua arquitetura da informação. Esboços em papel das idéias básicas, tipos de templates, funcionalidades, tipografia, menus e botões. Criar modelos funcionais(wireframes) para quem usa design interativo, assim como, protótipos em HTML.
  • Os aspectos tenológicos como se usará streaming de vídeo, a hospedagem, animações em flash, HTML, PHP, banco de dados, se será estático ou dinâmico e outros tópicos. Faça um orçamento e organize os recursos disponíveis. Se está trabalhando numa loja virtual ou site de serviço, analise bem a concorrência. 
  • Crie mockups, os mais populares são: Balsaming Mockups, Gliffy, Axure e o Mockflow(GRATUITO).
  • Reserve espaço no projeto para futuras evoluções mesmo quando já estiver no ar.
  • Endereço URL não adequado
    • O endereço principal do site deve estar de acordo com a identidade da sua marca, deve passar uma mensagem e ao mesmo tempo, ser atraente. O nome do domínio não deve ser tão genérico que possa perder o foco e nem tão específico, se tornando trabalhoso ou difícil digitar.
    • Escreva e reescreva, leia em voz alta e digite para ver como fica. Pergunte a amigos o que acham. Uma boa URL(endereço) é aquela que fica guardada na cabeça do usuário e é capaz de se espalhar nas mídias sociais como uma forma de marketing online.
  • CMS errado
    • Usar qualquer CMS gratuito é um erro grave. Os CMS gratuitos costumam resolver quase todas as necessidades de criação e armazenamento. A vantagem é que possuem comunidades on-line, que podem ser úteis para compartilhar problemas e soluções. Mas se precisar de uma solução urgente, a falta de suporte pode pesar. Pode-se deparar com um problema único e ter que solucioná-lo sozinho.
    • Antes de escolhe estude as opções de CMS:
      • Wordpress é o gratuito mais popular, mais fácil de usar e tem muitos plugins, mas para ser mais flexível é preciso entender da linguagem PHP.
      • Joomla é gratuito com muitos recursos disponíveis, é mais flexível, podendo incluir lojas, blogs, comunidades, de pequenos a grandes empreendimentos. Inclusive pode incluir o próprio WordPress. (RECOMENDAMOS MUITO!)
      • Drupal é gratuito e muito poderoso, mas considerado difícil de customizar.
    • As opções para E-commerce:
      • Magento - Da gratuita Comunnity às grandes pagas. O mais famoso e mais pesado e-commerce do mundo.
      • Prestashop - A mais premiada e gratuita Open Source, mais completa e fácil com mais de 310 recursos. (RECOMENDAMOS MUITO!)
      • Opencart - A loja mais leve e simples de usar.
      • Virtuemart - Instalado no Joomla, integra-se totalmente com o site, incluindo muitos recursos.
      • WooCommerce - Integrada ao WordPress tornou-se popular por causa do WordPress.
  • Falta de visibilidade
    • Existem sites com conteúdos excelentes, mas passam desapercebidos em mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo, pois não investem neste tipo de publicidade. O SEO (Search Engine Optimization) é o método mais comum que vai fazer a sua página ser encontrada.
    • As ferramentas como Google Ad Words permitem que um desenvolvedor iniciante consiga criar uma campanha de divulgação facilmente. Se puder investir existem agências especializadas em marketing digital e que podem ajudar a tornar seu site visível na internet, no Google e nas mídias sociais também.
    • Lojas virtuais tem aproveitado a onda do Social-commerce, que consiste na compra, venda e propaganda de produtos via Facebook.

    Layouts

    1. Layout pouco atraente - Renove e atualize-secomas novas tendências visuais e tenologias de acesso.
    2. Cores erradas - A escolha das cores adequadas ao assunto e clareza de leitura, além da agradabilidade visual dão excelentes impressões iniciais.
    3. Tipografia ruim - Letras confusas, com muitos detalhes somente em títulos ou efeitos,. No texto prefira fontes sem serifa como Arial, Verdana, ... Em numeração as fontes fixas como Courrier, ...
    4. Tela branca - É como se fosse um vazio só.

    Navegação

    1. Navegação confusa
    2. Site desatualizado
    3. Não localizar seus usuários
    4. Deixar de fazer testes de compatibilidade
    5. Esconder informações importantes
    6. Falta de um mapa de acesso
    7. Menus ruins
    8. Cadastros desnecessários
    9. Falta de plano de contingência
    10. Página muito lenta
    11. Suporte a navegadores
    12. Menosprezar o potencial de acessos
    13. Não observar o tempo de leitura
    14. Excesso de Flash
    15. Mídias automáticas
    16. Design ultrapassado
    17. Fluxo de informação

    Texto para web

    1. Conteúdo mal projetado - Textos objetivos e estruturados para apresentação online são o ideal e não um livro por exemplo.
    2. Muita leitura e pouco tempo - O internauta que informações concisas, pois fica pouco tempo em cada informação. Não seja extenso em suas explicações.
    3. Texto mal organizado - A hierarquia de títulos, capítulos, parágrafos e imagens facilitam a compreensão mais rapidamente e tornam-se menos cansativos.
    4. Plágio - Não cpoie textos de outros. Criei o seu próprio, ou então acrescente informações mais úteis. Mencionar a fonte ou origem é como Bibliografia ou é importante dar créditos a quem criou. Isto dá credibilidade ao seu conteúdo e não é penalizado pelos buscadores como o Google.

    Segurança

    1. Falta de Proteção - Segurança é a palavra nº 1 na internet! Hackers no mínimo tentam encontrar informações financeiras em seu site. Ou simplesmente mostrar que podem causar problemas. Use, antivirus, anti-malware, verificadores online, certificados de segurança criptografados (SSL), ...
    2. Falta de Atualização - Atualização na maioria são principalmente por questão de segurança. Não deixe de atualizar!
    3. Falta de Cópia de Segurança - Caso dê problemas, ou o site seja atacado por hackers, uma solução simples é restaurar a cópia anterior e proteger-se do motivo que causou o problema.

    Veja também a seção de Dicas de Segurança.


    Desenvolvimento

    1. A linguagem certa
    2. Recursos avançados
    3. Códigos limpos e validados pela W3C
    4. Links Quebrados
    5. Redirecionamentos
    6. Uso desorganizado do CSS
    7. Nunca confie em qualquer informação enviada
    8. Título das páginas
    9. PHP/HTML visualmente melhor

    Múltiplas plataformas

    1. Admitir a diferença entre plataformas
    2. Falta de responsividade
    3. Desconsiderar o perfil do target

    E-commerce

    1. Publicidade excessiva
    2. Informações sobre o produto
    3. Sistema de busca ineficaz
    4. Produto indisponível
    5. Muitos passos até a compra
    6. Search Engine Marketing

    Portfólio

    1. Falar muito de si
      Ter um bom portfólio na web é uma ponte para conseguir clientes e trabalhos. Preocupe-se em apresentar seus trabalhos e não em falar muito de si, pois se o cliente em potencial gostar, poderá querer saber mais do designer ou da estrutura. Dê destaque a ilustrações e casas que já trabalhou na apresentação do portfólio, isto é que fisga o cliente.

    Breve mais itens e comentários de todos.

    Fonte: RevistaW145 - Isabella Sánchez

    Onde estou?

    Novo - Compartilhe

    > >

    Quem OnLine?

    Temos 261 visitantes e Nenhum membro online